quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Dando a largada...

Hoje o Professor Gilberto Lacerda definiu os temas dos blogs e o nome daqueles que estão juntos nesta empreitada. Eu vou trabalhar com a Cristiane e a Neiva, minhas companheira no Mestrado, sobre o tema “Avaliação de aprendizagem por meio de fóruns de discussão".
Antes de começar o trabalho quero colocar algumas observações que creio ser importante para o bom aproveitamento da ferramenta fórum.
O Fórum de Discussão pode ser usado como uma forma de avaliação em educação a distância para medir o progresso e o comprometimento dos alunos com as atividades propostas pelo professor ou tutor.
Trabalhando há algum tempo com esta ferramenta, percebo que ela ainda não é bem utilizada pelos alunos, pois onde deveria ser um espaço para apresentar experiências e construir idéias, há a predominância do "copiar" + "colar" (sem contudo acrescentar suas reflexões sobre o texto), como meio de se fazer presente para a contagem de postagens, que geralmente é feita pelo sistema de gerenciamento do ambiente virtual de aprendizagem.
Mas nem tudo está perdido, pois geralmente os textos apresentados trazem contribuição ao apresentar citações de autores que muito irão acrescentar na construção e desenvolvimento dos trabalhos propostos.
O problema maior está no layout dos fóruns, que ficam "pesados", pois não há a preocupação de limitar o tamanho do texto que está sendo postado. Creio que um meio de evitar este pequeno deslize é a criação de regras de conduta pelo mediador ou responsável, que, além de orientar os partipantes, passa a ditar as regras do jogo.

3 comentários:

Neiva Cardins disse...

Oi, Cirlane,

Na sua opinião, as mensagens enviadas a um fórum de discussão on line deveriam ser limitados os números de caracteres? Isto, melhoria a qualidade da discussão? Poderíamos elaborar uma enquete nos 03 blogs que discutem o mesmo tema para sabermos a opinião dos internautas?

Cirlane M. T. de Lima disse...

Neiva, limitar em caracteres pode ser uma boa solução, mas pode impedir a conclusão de uma idéia por apenas uma linha. Sugiro a criação de regras de conduta, como por exemplo: "textos ou citações de outros autores, com mais de três linhas, devem ser anexados e não postados no fórum".
Quanto à enquete, concordo plenamente.

Cristiane Oliveira disse...

Oi Cirlane, concordo com você que algumas regras de conduta seriam interessantes para o Fórum, assim como temos etiquetas para Internet, lembrando, por exemplo, que um número excessivo de mensagens além de algumas não contribuírem a discussão, cansam os leitores e estes acabam não se aprofundando no debate.