domingo, 30 de setembro de 2007

Vídeo: "Quem Tem Medo de Avaliação?"

Ao dar início a proposta de construção de um vídeo sobre avaliação, uma das atividade da disciplina Avaliação em EaD (Prof. Gilberto Lacerda), eu e minha companheira de percurso acadêmico, Anelise, esbarramos em várias "pedras pelo caminho". Primeiro foi a criatividade que demorou muito a aparecer; segundo, elaborar um roteiro do que deveriamos colocar no vídeo; terceiro, escolher os meios para a construção; quarto, aprender a trabalhar com as ferramentas disponíveis. Após dias de dúvidas e rabiscos digitais, dividimos as tarefas e começamos a trabalhar. Anelise filmaria alunos e professores da Institução onde trabalha e eu ficaria com a construção do vídeo e no final as duas trabalhariam a finalização do mesmo. Optação em criar slides no PowerPoint e inserir os cinco filmes no meio, o que a princípio parecia uma idéia genial. Criamos pequenos "avatares" que logo foram substituídos por outros com melhor recurso de animação e digitalização. Trabalho pronto para avaliação final e .... o computador parou de funcionar de uma hora para outra. Nada demais se houvesse uma copia do vídeo final.Resultado: perdemos tudo há dois dias do prazo final estipulado pelo professor. É neste momento que aprendemos um outro tipo de avaliação, a avaliação da solidariedade e do companherismo dos colegas. Contando com a boa vontade do professor, e principalmente de pessoas maravilhosas como a Simone e a Francimary, é que realmente podemos avaliar o quanto é importante uma rede de relacionamentos bem estruturada em cursos a distância. Pegando gancho nas palavras do Prof. Gilberto: Como posso avaliar este tipo de colaboração? No final, recuperei um arquivo, que não era o final, e coloquei o vídeo no YouTube. Ficou um pouco "pesado" e precisa de alguns ajustes, mas no final é um alívio e uma satisfação conseguir construir algo mesmo diante de várias "pedras no caminho".
Você pode ver o vídeo em http://www.youtube.com/watch?v=xrCymIR1cZ0 ou logo abaixo:

Nenhum comentário: