segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Avaliação da Aprendizagem por Meio de Fóruns de Discussão

Na Educação a distância o ambiente de aprendizagem não está delimitado por espaço físico, mas pela concepção de aprendizagem, possibilitando o aprender a conhecer, o aprender a fazer, o aprender a ser e o aprender a conviver.
A aprendizagem tem como objetivo o desenvolvimento de conhecimento, habilidades e atitudes apropriadas para a realização de um propósito, com a utilização de meios que desenvolvam formas satisfatórias de comunicação multidimensional e sensorial que possam facilitar a aprendizagem.
Neste contexto, onde o aprendiz é o centro de referência da ação educacional, agente e autor do processo e aprendizagem, a avaliação não pode ser apenas um ato mecânico, nem mecanizante, para que possa contribuir com a construção de competência técnicas, empreendedoras, sociais, políticas e culturais, sendo necessário investigar, indagar, avaliar a todo instante o trabalho e a ação educativa.
A avaliação pode ser considerada como “uma atividade mediante a qual, em função de determinados critérios, se obtêm informações pertinentes acerca de um fenômeno, situação, objeto ou pessoa, emite-se um juízo sobre o objeto de que se trata e adota-se uma série de decisões relativas ao mesmo” (Miras e Sole, 1996). A avaliação pressupõe objetos e critérios, sendo que estes critérios tem o significado de discernimento e indicação de um parâmetro para julgar uma verdade.


PRINCIPAIS TIPOS DE AVALIAÇÃO

• Quanto à regularidade:
- Avaliação contínua – acontece de forma regular durante todo o processo de aprendizagem;
- Avaliação pontual – ocorre ao final de algum trabalho, curso ou período.

• Quanto ao Avaliador:
- Interna – o próprio aluno se avalia (auto-avaliação);
- Externa – a avaliação é feita por outra pessoa, podendo ser contínua ou pontual.

• Quanto à forma:
- Avaliação Explícita – a avaliação está clara e bem definida para todos que estão sujeitos a ela;
- Avaliação Implícita – a avaliação ocorre sem que o aluno se dê conta de que esta sendo avaliado.

• Quanto à comparação:
- Avaliação Normativa – compara o rendimento de um individuo com o rendimento alcançado pelos demais do mesmo grupo, informando as possibilidades de ele saber ou poder fazer mais ou menos que os outros;
- Avaliação Criterial – situa o individuo em relação ao alcance ou não de um objetivo prefixado, informando sobre o que ele sabe ou não sabe e o que pode ou que não pode fazer.

• Quanto à Formação:
- Avaliação Diagnóstica – aquela que mapeia os conhecimentos prévios dos participantes em relação aos conteúdos que serão abordados, sendo identificados neste momento às capacidades, necessidades, interesses e dificuldades do grupo com o qual se vai trabalhar, o que resulta no planejamento de estratégias apropriadas para o que se pretende executar. Ocorre no início do processo.
- Avaliação Somativa – acontece no final de uma unidade de aprendizagem, curso ou período com objetivo de determinar o grau de domínios de objetivos que foram previamente estabelecidos, informando, situando e classificando com a função de certificar.
- Avaliação Formativa – proporciona informações sobre o desenvolvimento do processo de aprendizagem, não tendo finalidade de julgar, mas sim de inventariar, harmonizar, tranqüilizar, apoiar, orientar, reforçar e corrigir possíveis desvios do que realmente se pretende durante o processo de ensino-aprendizagem. Este tipo de avaliação contribui para melhor a aprendizagem ao informar educador sobre o desenvolvimento do participante , e ao aprendiz, quanto o seu processo e dificuldades, o que lhe dá mais segurança.

FÓRUM DE DISCUSSÃO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO

• FÓRUM DE DISCUSSÃO

O fórum é uma interface para o registro e a comunicação assíncrona entre grupos de uma comunidade acadêmica ou não. As mensagens que são postadas possibilitam que os outros participantes leiam e reflitam sobre o assunto proposto, criando uma “conversa” que pode ser alimentada por todos os participantes to processo.
Neste espaço, no ciberespaço, “a inteligência coletiva é alimentada pela conexão da própria comunidade na colaboração todos-todos”(SILVA, 2003, p. 229). E é neste espaço virtual que os grupos de discussão compartilham atividades e opiniões, resultado do esforço coletivo.
Os fóruns de discussão possibilitam a troca de informações, o compartilhamento de ponto de vista e experiências, além de dar a oportunidade de o aluno responder e colocar questões sobre o tema proposto pelo professor ou simplesmente acompanhar a discussão e ao final colocar seu ponto de vista sobre os questionamentos dos outros alunos.
Por ser uma ferramenta interativa assíncrona para a comunicação on-line, o fórum de discussão permite aos participantes afixar mensagens sobre uma variedade de tópicos diferentes, que podem ser lidos e respondidos por outros a qualquer momento. As mensagens registradas, não isentam de contradições, podem advir das várias dimensões de compreensão de um assunto e de posições subjetivas em relação à temática discutida no curso.
È muito importante que o mediador, professor ou tutor, ao iniciar um fórum de discussão explique aos participantes as regras e diretrizes a serem enquanto trabalham no fórum. Entre as normas a serem informadas deve ser indicado o que o participante pode ou não fazer, como por exemplo, criar tópicos, editar ou apagar mensagens após a afixação, adicionar "links" e anexos, utilizar citações, enviar e-mails particulares, procurar funções, arquivos, etc.
Os fóruns de discussão ajudam a criar um espírito de colaboração o que deve ser amplamente incentivado pelo professor/tutor.
O feedback por parte do professor/tutor, é uma forma a garantir a motivação contínua dos participantes, pois cria no aluno um sentimento de pertencimento ao grupo que pode ser fortalecido durante o tempo que durar a discussão.


• FÓRUNS DE DISCUSSÃO E AVALIAÇÃO

A ferramenta fórum pode ser usada como instrumento de avaliação a medida que é possível verificar o nível de integração e colaboração do participante com o grupo; o seu diálogo em referência ao conteúdo que foi apresentado como base de estudo; sua desenvoltura e habilidades ao manter o assunto em pauta; a maneira que se expressa e produz saberes, desenvolvendo suas competência comunicativas; contribuição para a comunicação e o conhecimento coletivo.


BIBLIOGRAFIA


FERREIRA, Lucinete Maria Souza. Retratos da avaliação: conflitos, desvirtuamentos e caminhos para a superação. Porto Alegre: Mediação, 2002.

PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens. Porto Alegre: Artmed, 1999.

PALLOF, Rena M. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço. Alegre: Artmed, 2002.

Referências para uma Nova Práxis Educacional/ SEBRAE. Série Documentos. Edição Sebrae 2ª edição, 2001.

SILVA, Marco; Santos, Edméa. Avaliação da Aprendizagem em Educação Online. Edição Loyola, São Paulo, 2006.

SILVA, Marco. Educação Online. Edição Loyola, São Paulo, Brasil, 2003

4 comentários:

Cristiane Oliveira disse...

Oi Cirlane,
Quanto a possibilidade de verificar o nível de integração e colaboração do participante com o grupo muitos AVAs já apresentam ferramentas que geram um mapa das interações, auxiliando o professor na avaliação de parâmetros quantitativos. Várias experiências estão sendo desenvolvidas no sentido de auxiliar o professor na organização de critérios qualitativos, por exemplo:
A ferramenta Faucon tem o objetivo de planejar e acompanhar a discussão. No planejamento o professor insere na ferramenta os objetivos da discussão, os resultados esperados, temas, perímetros dos assuntos, questões, o tempo estimado para a discussão e a divisão de grupos de alunos. A ferramenta também permite inserir tópicos não planejados no decorrer das discussões. Após o planejamento, o professor precisa determinar na ferramenta o critério para análise de cada mensagem, se for de sua preferência pode atribuir um peso. Durante a avaliação pode atribuir a cada questão um comentário que esclareça ao aluno sua avaliação. Ao final o professor gera um relatório, que também pode ser enviado ao e-mail dos alunos, com dados referentes a cada mensagem, comentários e conceitos atribuídos. A ferramenta também calcula a pontuação obtida pela média das notas. Outras possibilidades de análise também são oferecidas, por exemplo, por período de tempo, a evolução de um aluno, estatísticas de mensagens lidas/enviadas.
Referência:
CINELLI, Gustavo B; ZAINA, Luciana A. M.; BAPTISTA, Christiane Meiler; SILVEIRA, Regina M; RUGGIERO, Wilson V; BRESSAN, Graça. Acompanhamento de sessões de fórum através da ferramenta Faucon. Disponível em: www.larc.usp.br/site/arquivos/2000-2006/CI/CINELLI_integracaodeumanovaferramenta_CI_2004.pdf. Acesso em 12 out 2007.

Abraços, Cristiane Oliveira

Gilson Castadelli disse...

Oi Cirlane,

Gostaria que abordasse num próximo tópico, como é possível avaliar qualitativamente uma gama enorme de postagens dentro de um fórum!

Existe alguma Ferramenta de apoio ao o processo é manual mesmo???

Um abraço

Gilson Castadelli

Neiva Cardins disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Neiva Cardins disse...
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