sábado, 3 de novembro de 2007

Como avaliar a quantidade e a qualidade das mensagens postadas em fóruns

Questionada pelo amigo de mestrado Gilson Catadelli sobre “como é possível avaliar qualitativamente uma gama enorme de postagens dentro de um fórum”, e se existe “alguma Ferramenta de apoio ao processo, mesmo manual”, lembrei de uma conversar sobre este assunto, com um amigo de mestrado.
Em sua opinião os critérios utilizados para avaliar a participação do aluno em fóruns era apenas a quantidade de postagens de mensagens, não importando o conteúdo que esta apresentasse. Esta conversa aconteceu após receber a nota pela participação no fórum de uma determinada disciplina.
Neste contexto, passei a analisar se o tempo gasto pelo professor para avaliar as postagens se limitava apenas a contar, manualmente ou com a ajuda do gerenciador do AVA, a quantidade de mensagens postadas pelos alunos e o que realmente deveria ser avaliado em um fórum.
A Silvana, também amiga de mestrado, além de deixar claro que este assunto é de seu interesse, sugeriu um ótimo texto que pode ser lido em http://aveb.univap.br/opencms/opencms/sites/ve2007neo/pt-BR/imagens/27-06-07/Escola/trabalho_39_nilcimar_anais.pdf.
A resposta para meus questionamentos e de meus amigos Gilson e Silvana pode estar em Silva (2006, p. 373 a 374), que apresenta como solução a utilização da ponderação da quantidade pela quantidade de mensagens que são postadas nos fóruns, com base em critérios pré-estabelecidos e de conhecimento do aluno.
Esta estratégia pode ser aplicada da seguinte forma: o responsável por mediar o fórum faz uma análise do texto postado em cada mensagem, com base em critérios pré-estabelecidos, como por exemplo, adequação, conteúdo e linguagem; atribuí conceitos a cada um dos critérios; faz comentários destas postagens, considerando os problemas que foram identificados em cada critério, de forma a mostrar como estes ocorreram na mensagem; em função da quantidade e do problema que ocorreu é atribuída uma nota ou conceito à mensagem analisada.

3 comentários:

Cristiane Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristiane Oliveira disse...

Oi Cirlane,
Otsuka apresenta experiências no sentido de avaliar por meio de fóruns, pesquisas no desenvolvimento de agentes de software no sentido de auxiliar o acompanhamento contínuo dos formadores aos alunos, minimizando os esforços realizados para rastrear e analisar as grandes quantidades de dados, assim como, oferecendo dados adaptáveis às necessidades dos formadores. Uma das ferramentas desenvolvidas é o Intermap, que gera relatórios (dados quantitativos) de acessos e permite mapear as interações. Outras ferramentas estão sendo propostas por pesquisadores objetivando apoiar a avaliação contínua e qualitativa, por meio da tecnologia de agentes de interface que visam possibilitar, por exemplo, a seleção e apresentações de mensagens relevantes em sessões de bate-papo.
Bjs Cristiane
OTSUKA, Lee Joice. Análise do processo de avaliação contínua em um curso totalmente à distância. Valença, Espana, Actas de Virtual Educa 2002, 12-14, junio 2002. Disponível em: http://teleduc.nied.unicamp.br/teleduc/publicacoes/14_joice_ve2002.pdf. Acesso em 20 julho 2007.

Alisandra C. Fernandes disse...

"Momento de Reflexão"

Gostaria que juntos podessemos analisar os pontos abaixo mencionados. Acredito que dessa maneira iremos construir algumas diretrizes para avaliar melhor essa ferramenta.

1) Comparar o CHAT com as outras ferramentas: Quais são as diferenças com outras ferramentas como fóruns, wikis, listas...?


2) Desenvolver as principais importâncias do chat: quais são suas vantagens? Quais os aspectos podem ser explorados?

3) Refletir sobre os problemas: Como criar introduzir um tema? Como um Chat pode ser melhor planejado: entrevista ou auto-dirigido?


4) Pesquisar os casos e soluções: Em quais universidades ou instituições de ensino o chat foi utilizado com sucesso? Quais principais problemas enfrentados?

5) Sugerir formas de uso: Quais tecnologias podem ser aplicadas conjuntamente?

Aguardo sua resposta lá no meu blog
http://eadalisandra.blogspot.com/
Alisandra