domingo, 30 de setembro de 2007

AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A avaliação em Educação a Distância (EaD) não deve estar voltada puramente ao alcance ou não dos objetivos mensuráveis, que são colhidos por meio de instrumentos de avaliação pontual. Ao contrário, a avalição em EaD, deve estar voltada para o acompanhamento do processo de desenvolvimento do aluno (aprendiz, indivíduo, participante ...)na busca pelo desenvolvimento do seu potencial, levando em consideração o quanto este aprendeu a conhecer, aprendeu a fazer, aprendeu a conviver ou aprendeu a ser.

2 comentários:

Neiva Cardins disse...

Olá Cirlane...acrescento que A avaliação dependerá muito do perfil do curso, e alguns parâmetros poderão ser negociados pelo grupo. Dentre outras negociações, podemos sugerir a negociação da quantidade de mensagens postadas, se tópicos podem ser abertos ou não. Em relação ao acompanhamento da aprendizagem virtual a cada dia são criados mais softwares e estudos voltados para o desenvolvimento de ferramentas automáticas ou semi-automáticas, cabe ao professor/tutor prudência e cautela na análise desses dados, essas ferramentas deverão ser utilizadas somente como apoio no fornecimento de dados que favoreçam o trabalho dos professores e tutores.

Marcio Ferreira - ICP disse...

Cirlane

Senti certa dificuldade em encontrar a autora do blog. Muito modesta você. È interessante ao leitor/navegante localizar rapidinho o autor do trabalho para assim ver refletido o caráter tipicamente pessoal que é característica de um blog. Fora a modéstia, tudo muito bonito e organizado. O título já remete à história principal que é o fato de se tratar de um blog acadêmico (se é que se pode caracterizar assim). No meu modo de pensar está relacionado com seu objetivo, que é discutir a avaliação, pois Cirlane em apenas um de seus textos já faz um apanhado sobre os tipos e formas de avaliação de modo curto e direto.
Expressa sua opinião pessoal sobre o assunto quando afirma que a avaliação “não deve estar voltada puramente ao alcance ou não dos objetivos mensuráveis, que são colhidos por meio de instrumentos de avaliação pontual. Ao contrário, a avalição em EaD, deve estar voltada para o acompanhamento do processo de desenvolvimento do aluno”.